Os Professores da LACES Ricardo Armini Caldas e Gustavo Davi Rabelo, em conjunto com Isabella de A. Francisquini, publicaram o artigo Avaliação de microdanos no osso - Uso de uma ferramenta complementar para visualização tridimensional no periódico Clinical and Laboratorial Research in Dentistry!

Artigo 1 Artigo 2 Artigo 3

Aproveite para ler, é Open access! Baixe o PDF aqui

RESUMO Objetivo: Demonstrar o uso da visualização tridimensional (3D) na avaliação dos microdanos no osso com imagens histológicas. Métodos: Foram utilizadas imagens histológicas obtidas de amostras de osso não des-mineralizadas, incluídas em metilmetacrilato e coradas em Calceína e com Alaranjado de Xylenol. Imagens que continham microdanos (microtrincas, danos difusos e microfraturas), analisadas por microscopia de luz polarizada ou contraste de fase, foram processadas para criar uma imagem 3D. A imagem tridimensional foi gerada utilizando-se o plugin Interactive 3D Surface Plot para o software ImageJ. Resultados: A morfologia dos microdanos foi mais bem observada nas imagens 3D obtidas neste estudo, visualizada tanto em suas cores originais ou no esquema multicor (Spectrum LUT). O esquema multicor Spectrum LUT permitiu diferenciar melhor os microdanos em relação à profundidade, uma vez que a diferenciação por cores é baseada nas carac-terísticas da superfície analisada. Maiores valores de um ponto no eixo z é representando na imagem por cores mais quentes. Conclusões: O uso da visualização tridimensional de forma complementar à análise convencio-nal dos microdanos aprimorou sobremaneira sua avaliação morfológica e permitiu avaliar estes microdanos em diferentes perspectivas manipulando a imagem em diferentes eixos e posições.

Francisquini, IA; Caldas, RA; Rabelo, GD. Avaliação de microdanos no osso - Uso de uma ferramenta complementar para visualização tridimensional. Clinical and Laboratorial Research in Dentistry. 2020. DOI: https://doi.org/10.11606/issn.2357-8041.clrd.2020.170117